Notícias e Atividades

REVAP - Petrobras discute relações com clientes com Prof.Marins

 

Dig26887A Refinaria Henrique Lage (REVAP) é uma refinaria de petróleo da PETROBRAS, localizada em São José dos Campos, no estado de São Paulo.

Planejada no final da década de 1970 para viabilizar as metas do II Plano Nacional de Desenvolvimento, foi a quarta e última refinaria a entrar em funcionamento no estado de São Paulo, e a última a ser construída no país. Inaugurada em 1980, a unidade homenageia o engenheiro naval Henrique Lage.

Área: 10,3 km2

Principais produtos: gasolina, óleo diesel, querosene de aviação, GLP, asfalto e enxofre.
Capacidade instalada: 251 mil barris/dia.

A Refinaria Henrique Lage – Revap , Unidade de Negócios da Petrobras localizada em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba (SP),  começou a processar a sua primeira carga de petróleo extraída da camada pré-sal da área de Tupi, na Bacia de Santos.  Foram recebidos 42 mil metros cúbicos (264 mil barris) de petróleo que serão processados em duas campanhas. A primeira carga de óleo de Tupi foi destinada à Refinaria de Capuava (Recap), em Mauá/SP – em 30 de junho.

O petróleo de Tupi é classificado como leve, o que permite melhor rendimento de derivados de maior valor, como óleo diesel, gasolina, nafta (matéria-prima petroquímica) e GLP (gás engarrafado). Quanto ao enxofre, é classificado como de baixo teor – quanto menor, mais fácil o atendimento às especificações futuras, cada vez mais rígidas para todos os derivados e principalmente nafta e diesel. Além disso, o petróleo do Campo de Tupi tem boa rentabilidade, pois não gera óleo combustível, que é o produto de menor valor agregado.

O  reservatório de Tupi está a mais de 3.000 metros sob o fundo do mar, abaixo de 2.000 metros de sal, em águas onde a profundidade é de 2.140 metros e a uma distância de 300 km do litoral paulista. Dentro deste contexto, Tupi representa uma nova realidade para o Brasil e para a Petrobras. Os volumes recuperáveis da área de Tupi estão estimados entre 5 e 8 bilhões de barris de petróleo do tipo alta qualidade, ou seja petróleo leve, além de gás natural.

Já por diversas vezes o Prof.Marins esteve na REVAP e agora (junho 2010) para discutir com os colaboradores os aspectos fundamentais do relacionamento com clientes.
 
 

 

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais