Notícias e Atividades

Associação Comercial de Minas Gerais tem mais de 100 anos

 

A Associação Comercial de Minas é uma entidade de representação da classe empresarial, constituída por filiação espontânea e direta das empresas ou empreendedores, e não por sindicatos. É mantida livremente pelos associados, isto é, sem o aporte de recursos de origem tributária ou compulsória.

Fundada em 1901, quando Belo Horizonte dava ainda os seus primeiros passos, a ACMinas é a primeira entidade da capital, com a qual desenvolveu uma convivência centenária e uma grande identidade. É a única entidade empresarial eclética, pois reúne associados de todos os portes e de todas as atividades econômicas, o que a torna a melhor conhecedora e defensora da opinião média do setor produtivo.

A ACMinas, ao longo de sua história, acumulou experiência e credibilidade ao identificar, debater e defender os interesses do desenvolvimento de Minas Gerais e do País, tendo patrocinado inúmeras campanhas vitoriosas como as da criação da Petrobrás, Usiminas, Mannesmann, Acesita, Açominas, do Parque Cimenteiro, da instalação da Fiat Automóveis e da duplicação da Rodovia Fernão Dias.

No campos social, cultural e político tem sido também intensa a atuação da ACMinas. A entidade elegeu como seu principal mandamento o “desenvolvimento com justiça social”. Entre as inúmeras campanhas por ela realizadas destacam-se a “Santa Casa – Santa Causa”, “Voto Cidadão” e “Compromisso de Minas”, além de ter tido destacada participação no recente movimento “Minas Solidária”.

A história dos cem primeiros anos da ACMinas está registrada no livro “Associação Comercial de Minas – Uma História de Pioneirismo e Desenvolvimento”, editado pela Fundação ACMinas por ocasião do centenário da Entidade.

Mantendo hoje os mesmos propósitos, a ACMinas empenhou-se integralmente no bem sucedido processo de retomada do desenvolvimento econômico de Minas Gerais, atuando em iniciativas próprias ou em parceria com os governos do Estado e da Capital. Nesse sentido, vem promovendo ações que estimulam a inovação e a competitividade da empresa mineira, bem como a sua inserção nos mercados internacionais, inclusive com a criação de um ambiente de negócios em Belo Horizonte. Em sintonia com a moderna sociedade brasileira, a ACMinas participa ativamente do processo de reformas institucionais.

Além disso, a entidade oferece a seus associados serviços de qualidade nos campos econômico, jurídico e do treinamento de pessoal e aperfeiçoamento da gestão.

Já por diversas vezes e agora em junho de 2010, o Prof.Marins discutiu com associados e colaboradores os desafios do varejo e das empresas em mercados competitivos.

 

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais