Artigos do Professor Marins e textos discutidos nos Programas de TV

O que os presidentes querem...

o-que-os-presidentes-querem


Para comemorar os 09 anos de sua instalação, a Fundação Luiz Almeida Marins Filho - www.fundacaolamf.org.br - realizou o “Diálogo Professores-Presidentes de Empresa” com mais de 800 professores e dirigentes educacionais da rede pública de ensino da região de Sorocaba, SP. 

 

O objetivo era que os presidentes de grandes empresas dissessem aos professores o que eles (presidentes) buscam nas pessoas e o que os professores devem ajudar a formar para que sejam empregáveis, num mundo extremamente competitivo como o que vivemos. Participaram 20 presidentes de empresas como Bradesco Seguros, Vida e Previdência; Magazine Luiza; ZF do Brasil; Splice do Brasil; Federação das Associações Comerciais e Associação Comercial de São Paulo; Cacau Show; Panrotas, dentre outros. Se pudéssemos resumir o que eles querem de um futuro colaborador, faríamos a seguinte lista de, no mínimo 10 itens:


1. Uma pessoa emocionalmente equilibrada;
2. Uma pessoa que tenha valores. Valores éticos, morais, honestidade;
3. Que tenha capacidade de trabalhar em times, em equipe, em grupos;
4. Inovação e criatividade: uma pessoa que tenha a capacidade de pensar “fora da caixa” e faça a diferença;
5. Que tenha conhecimentos básicos de matemática;
6. Que tenha conhecimento da língua portuguesa, escreva corretamente;
7. Que tenha capacidade de se comunicar com eficácia, seja capaz de fazer exposições orais em público e passar uma idéia com clareza;
8. Que tenha conhecimentos de inglês e, desejável, de espanhol;
9. Que cuide de sua saúde física;
10. Que tenha bom humor e uma visão positiva da realidade.

 

O que mais chamou a atenção dos educadores é que os presidentes enfatizaram a formação básica, a inteligência emocional, a capacidade de trabalhar em times, a vontade e disposição para aprender e as habilidades sociais como características essenciais para o sucesso profissional. A escola deve formar pessoas de bem, mais do que informar bem.

 

Pense nisso. Sucesso!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais