Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Pare de se achar vítima

Conheço pessoas e empresas que acham-se “vítimas” de tudo. Vítimas dos concorrentes; vítimas da globalização; vítimas do governo, vítimas dos colegas de trabalho; vítimas do “sistema”.
 Essas pessoas e empresas perdem um precioso tempo na busca dos culpados pela sua situação. E sempre encontram alguém de quem sejam vítimas.
 O problema é no mundo de hoje, competitivo e onde só vencerão os realmente competentes, ninguém tem mais dó dos que só choram e reclamam, dos que, enfim, se acham vítimas.
 E não adianta reclamar de coisas que não podem ser mudadas por nós. O mercado dita o preço e nós temos que nos ajustar a ele fazendo com que nossos custos sejam suficientemente baixos e nossa produtividade alta para podermos competir com o preço que o mercado paga por nossos produtos ou serviços e ainda obter os resultados que nossos acionistas exigem.
 Não adianta reclamar por não encontrarmos pessoas preparadas no mercado. Temos que recrutar pessoas boas e treiná-las incessantemente para que se tornem como queremos que sejam. E assim por diante.
 Quem se acha vítima do mundo e de outras pessoas jamais terá sucesso. É preciso ser proativo e fazer as coisas acontecerem. Fazer-se de vítima o tempo todo só servirá para piorar as coisas e protelar as soluções que temos que buscar com coragem e decisão.
 Nesta semana, veja se você ou sua empresa não estão caindo na armadilha mental de acharem-se vítimas de tudo, em vez de enfrentar a realidade e tentar modificá-la.
Boa Semana.Sucesso!  

 

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais