Artigos do Professor Marins e textos discutidos nos Programas de TV

ABAIXO A ROTINA!

ABAIXO A ROTINA! A PRIMAVERA VOLTOU!

 

Luiz Marins

 

A Primavera voltou com todas as suas cores e cheiros! E com ela se inicia o ciclo de final de mais um ano.

Aproveite este tempo de renascimento da natureza onde tudo explode numa exuberância ímpar, para acabar com a rotina na sua vida.

Já dizia Tristão de Atahyde que o maior “pecado” contra o ser humano é a rotina. O ser humano não foi criado para a rotina. Para ter uma boa saúde mental, ele precisa inovar, empreender, crescer, fazer coisas novas, enfim se sentir vivo e em constante desenvolvimento.

É claro que haverá dias em que a rotina exigirá de nós muita disciplina e força para continuar a lutar, mas o que não podemos permitir é que a nossa vida seja transformada numa rotina.

Muitas pessoas não só fizeram de seu trabalho uma rotina, mas também de seu casamento, de seu lazer que pode parecer tudo menos um lazer reparador das energias e mesmo de suas amizades. Sem se aperceberem, muitas pessoas deixaram de inovar, de pensar diferente, de fazer diferente. Muitas vezes, essas pessoas culpam a falta de dinheiro, a falta de tempo, a falta de oportunidades.

A verdade, porém, é que muito de uma vida menos rotineira não depende de fatores externos e sim internos. Temos que trabalhar nossa inteligência e vontade buscar motivação nas pequenas coisas, nos pequenos gestos, nas pequenas tarefas.

Conheço pessoas que cozinham há 50 anos todos os dias e não se sentem numa rotina. Elas procuram todos os dias criar alguma coisa diferente, testar um novo ingrediente, apostar numa nova receita. Depois há toda a louça para lavar, enxugar e guardar, mas elas veem isso como parte de uma grande tarefa que executam com sentimento de missão e propósito e não como uma carga pesada e rotineira no sentido negativo.

O mundo de hoje tem levado muitos empregados a viver uma situação pecaminosa de rotina. A tecnologia que trouxe muitos benefícios, pode, às vezes, também trazer uma desumanização das tarefas na empresa. Sentadas defronte a um computador muitas pessoas se encontram fazendo tarefas rotineiramente enfadonhas, deixando para a máquina boa parte do que poderia ser renovado, criado de forma diferente, inovado. É preciso que todos nós nos apercebamos de que o mais importante de tudo é que o homem se sinta realizado e feliz em seu trabalho. É preciso que nos apercebamos de que a tecnologia deve estar a serviço do homem e não o contrário.

É preciso que cada um de nós busquemos reinventar um trabalho com menos rotina, mais criativo, mais empreendedor. Sem essa atitude interna, as pessoas passam a se sentir cada vez menos necessárias e isso tem trazido grandes problemas de depressão, angústia e ansiedade e não podemos ter colaboradores deprimidos e insatisfeitos no trabalho. Todos perderemos.

Pense nisso. Sucesso!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais