Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

A GESTÃO DO TEMPO E A ANSIEDADE

A GESTÃO DO TEMPO E O CONTROLE DA ANSIEDADE

 

Luiz Marins

 

Muitas pessoas me pedem cursos e conselhos para melhorar a administração de tempo. Termino o dia e vejo que não fiz nada do que deveria ter feito, me disse um executivo. Uma diretora me disse que acredita, realmente, que o dia não tem mais 24 horas, pois “não consigo fazer as coisas que preciso fazer”. Um presidente me disse que está dormindo apenas quatro horas por noite para conseguir cumprir suas tarefas.

Será que realmente nosso problema é conhecer uma técnica mágica que nos faça administrar melhor o tempo ou nosso problema é que temos uma ansiedade enorme em querer fazer tudo ao mesmo tempo, sem priorizar o que seja ESSENCIAL, IMPORTANTE E ACIDENTAL e, portanto, nos perdemos em coisas acidentais?

Sem organizar a mente, a cabeça, é impossível organizar o tempo.

Temos que lembrar que o dia tem 24 horas para todos os seres humanos - desde o presidente de uma grande nação até o mais simples cidadão daquele país. Assim, não há nenhum privilegiado com um dia que tenha um minuto a mais. Como fazem essas pessoas com uma enorme responsabilidade em suas costas? Como conseguem dormir?

O grande segredo está em organizar a mente, estabelecer prioridades, ter disciplina, saber o que seja ESSENCIAL e dar foco e prioridade às coisas essenciais, delegando ou sendo capaz de dizer NÃO para as coisas apenas importantes e acidentais e só fazê-las quando elas chegarem à condição de essenciais.

O grande segredo está em planejar antes de fazer, lembrando que planejar é essencial para que a ação não se perca na ansiedade e na desorganização.

E para tudo isso o segredo é estar com a mente tranquila, totalmente voltada para o momento presente, seja do planejamento, seja da ação.

A ansiedade faz as pessoas fazerem uma coisa pensando em outra. Planejar sem atenção é total perda de tempo.

E um dos maiores segredos para acabar com a ansiedade é reaprendermos a dormir 08 horas por dia, quando o corpo e a mente se organizam, a memória se consolida, nos preparando para um dia de plena e eficaz atividade.

Organizar o tempo é organizar a cabeça, a mente e desenvolver uma forte disciplina voltada para o essencial.

Não há técnica que consiga tornar uma pessoa indisciplinada e sem prioridades em alguém de sucesso.

Pense nisso. Sucesso!

 


 

PENSE NISSO:

  • Você sabe o que é essencial em sua vida?
  • Você prioriza o essencial
  • Você é capaz de dizer NÃO para coisas apenas importantes, mas não essenciais?
  • Você é do tipo ansioso que quer abraçar o mundo com as pernas?
  • Você faz relaxamento físico e mental todos os dias?
  • Você consegue se concentrar no momento presente, naquilo que está fazendo?
  • Você dorme 08 horas por dia?

 

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais