Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Não Complique!

Por que existem pessoas que complicam tanto a vida? Por que existem pessoas que escolhem sempre o caminho mais difícil? Por que há pessoas que se enrolam tanto para fazer uma tarefa simples?


Outro dia, numa empresa, assisti a uma discussão interessante: a diretoria estava decidindo a quem solicitar uma tarefa e o problema era encontrar alguém que não complicasse. Pensavam em Fulano e logo desistiam dizendo: “esse complica tudo”. Lembravam de Beltrano e comentavam: “ele complica tanto as coisas que colocará tudo a perder”. Sugeriam Sicrano e desistiam dizendo: “se dermos a ele, a tarefa só ficará pronta daqui a um ano. Ele é complicado demais...”. Você conhece pessoas que complicam tudo?


Conheço pessoas com quem temos que ter um cuidado enorme ao falar. Elas interpretam o que dizemos de forma errada e aí tudo se complica. Conheço pessoas que conseguem transformar tarefas simples em complexas, demoradas, enroladas e acabam criando mais problemas do que soluções. Conheço pessoas que se enrolam para dizer uma coisa que poderia ser dita em poucas palavras. Conheço pessoas que ao falar em público usam verbos pouco conhecidos, termos afetados, palavras difíceis e a conclusão é que poucos entendem o que elas queriam dizer.


Não complicar é muito mais difícil que complicar. Complicar é fácil. O difícil é simplificar. O difícil é ser simples, direto, objetivo, ir direto ao ponto. Essa é a razão pela qual as pessoas complicam tanto as coisas.


Todos nós conhecemos pessoas complicadas, cheias de melindres, cheias de vontade e desejo de atenção. Todos nós conhecemos pessoas que complicam tudo o que podem e sofrem vítimas da própria complicação que criaram. Pessoas complicadas não são más e não são complicadas porque desejam ser. Muitas vezes se sentem inseguras, são perfeccionistas, não admitem a hipótese de serem criticadas e com isso acabam  complicando as coisas e o que é pior, acabam se complicando.


Quer um conselho simples? Não complique!


Pense nisso. Sucesso!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais