Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Não brigue com o "tema"

nao-brigue-com-o-temaFoi formada uma comissão para decidir quais os passos que deveriam ser dados para transferir uma instituição federal do Rio de Janeiro para Brasília. A decisão da transferência já havia sido tomada pelo governo e estávamos sendo solicitados a dizer o "como fazer".

 

Na primeira reunião da comissão, um membro disse:
 

- Será que devemos mesmo mudar para Brasília?

 

Ao que outro membro da comissão do alto da sua sabedoria de muitos anos de trabalho em equipe disse: 

 

- Por favor! Não vamos brigar com o tema! Estamos aqui para decidir "como mudar" e não brigarmos com o tema que deu origem à nossa comissão.

 

Depois de ouvir aquela assertiva, fiquei pensando quantas pessoas "brigam com o tema" sem nenhuma necessidade ou oportunidade.

 

Outro dia mesmo vi diretores de uma empresa do Nordeste dizendo:

 

- Se estivéssemos no Sul ou Sudeste seria melhor...

 

Ao que eu disse: a realidade é que estamos no Nordeste e não adianta ficarmos o tempo todo dizendo que seria bom estarmos em outro lugar.

Pessoas brigam com o tema e perdem muito do seu precioso tempo.

- Bom seria se fossemos uma empresa de alimentos ao invés de eletromecânica! Bom seria se nossa marca fosse a primeira colocada no mercado... Bom seria se nossa fábrica fosse em Minas e não no ABC...

Há pessoas que brigam com o tema, sem necessidade e depois não sabem porque não conseguem as coisas. Discutem coisas que são "dados e fatos" e que não podem ser mudados ou alterados. Ficam com elucubrações mentais desnecessárias.

Conheço pessoas que dizem que bom seria se tivesse filhos homens ao invés de mulheres... bom seria se tivessem esperado mais tempo para se casar... bom seria se...

 

Aprenda a ser objetivo e direto. Não discuta com o "tema" e com as coisas que são como são e não podem ser mudadas!

 

Pense nisso. Sucesso!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais