Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Cuidado com a complacência


Temos que tomar cuidado com a complacência. Muitas vezes o excesso de complacência e benevolência, nos traz uma perigosa acomodação.

Temos que tomar cuidado com a complacência conosco mesmos e com as outras pessoas. A complacência conosco mesmos pode fazer com que não nos esforcemos o suficiente para conseguir o que realmente queremos. Começamos a "justificar" nossos fracassos pelos fracassos alheios. Começamos a dizer que a vida é "assim mesmo" e que nem sempre as coisas podem dar certo, etc. Quando a preguiça nos ataca, logo ficamos complacentes e deixamos que ela tome conta de nossa vontade. Assim, deixamos de fazer o curso que deveríamos fazer, de estudar, de fazer uma coisa nova ou mesmo visitar um cliente problemático. Sabemos que temos que fazer um bom regime de emagrecimento, mas ficamos "complacentes" conosco mesmos e nada fazemos para dominar a vontade e assumir de frente nossa responsabilidade com relação à saúde.

Da mesma forma é perigosa a complacência com os outros. Às vezes somos complacentes demais com aquele funcionário que não demonstra comprometimento com nossa empresa. Complacentes demais com aquelas pessoas que são eternos "mais-ou-menos" e que não desejam progredir, aprender, ir além, etc. Complacentes demais com prestadores de serviço de baixa qualidade. Complacentes demais com profissionais de baixa qualidade, com o mau atendimento, etc.

O excesso de complacência nos acomoda no medíocre. O excesso de complacência não nos empurra para frente e não nos faz vencedores. É preciso lutar contra essa perigosa tendência de tudo relevar, tudo contemporizar, tudo "compreender". O excesso de complacência pode fazer com que sejamos vistos como eternos "bonzinhos" e daí para eternos "bobinhos" – vítimas da má qualidade, mau serviço e até do mau caráter de aproveitadores que continuam sendo poupados em vez de punidos.

Nesta semana, pense nisso. Cuidado com a complacência com o que não é bom e com quem não merece ser respeitado.

Boa Semana. Sucesso!

 

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais