Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Inovar! Tranformar! Reinventar!


Estive, com um grupo de empresários, visitando empresas americanas. Visitamos a Saturn (General Motors), a Andersen Consulting (Projeto 2020), a 3M e a Hewlett Packard.
O que vimos?

Vimos empresas que têm um visão de futuro excepcional. Vimos empresas com 60.000 produtos diferentes no mercado e que continuam inovando, se transformando e reinventando a si próprias durante os 365 dias do ano. Elas não param! Elas não ficam esperando para ver o que vai acontecer. Elas não esperam que o mercado as arruine. Elas criam seu próprio mercado. Vimos uma HP que nos últimos anos vem lançando no mercado uma nova impressora a cada seis meses. Vimos uma 3M que busca 30% de seus resultados anuais em produtos lançados nos últimos 3 anos. Vimos uma Saturn (GM) reinventando as suas relações com seus concessionários e clientes a cada dia.

Conhecemos uma Andersen Consulting em busca de transformar-se a si própria para ser a cada dia melhor. No auge da crise dos mercados asiáticos, não vimos nenhuma empresa se lamentando e paralisada. Vimos empresas buscando saídas, criando produtos novos e diferentes para surpreender, encantar e entusiasmar seus clientes. Vimos empresas que investem milhões e milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento visando a inovação. Vimos empresas que investem milhões e milhões de dólares em treinamento e desenvolvimento pois todas acreditam que o seu maior capital é o capital humano e sem ele inovação e transformação são tarefas impossíveis.

Bastam umas visitas como as que fizemos e passamos a compreender porque essas empresas têm o tremendo sucesso que têm. Não é à toa. Não é por acaso! Elas fazem as coisas certas, as coisas óbvias, aquilo que deve ser feito para conquistar e manter clientes fidelizados às suas marcas. Elas estão atentas às tendências do mercado. Elas surpreendem. Elas sabem que o sucesso hoje não garante o sucesso amanhã e por isso não ficam sentadas sobre sua coroa de louros do sucesso presente. Elas investem com visão de longo prazo. Por tudo isso, são o que são.

Compare tudo isso com a sua visão de empresa. Compare tudo isso com a sua empresa, com os seus investimentos em pesquisa, treinamento, atendimento, inovação, gente. Agora não é hora de "curtir" a crise. Agora é hora de agir em direção à inovação, à transformação. Agora é a hora de reinventar a empresa!

Pense nisso. Boa Semana. Sucesso!

 

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais