Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

A arte de sair de cena com classe


Image
TAM

 Embora poucos gostem de falar nisso, nós não somos imortais. Da mesma forma, nosso tempo como líderes é limitado. Uma saída de cena com classe – enquanto estivermos no topo – é preferível a uma rápida derrocada montanha abaixo.

 Por outro lado, alguns líderes empresariais têm o bom senso de partir com classe, às vezes, sem o fazer na realidade. Sam Walton, da Wal-Mart, por exemplo, passou seus anos de aposentadoria entusiasmando aqueles que ele havia deixado como encarregados de seu império. Pelé é outro exemplo universal de quem soube sair de cena com uma invejável classe e continua ativo no mundo dos esportes. Teria ele sido eleito o atleta do século se tivesse continuado a jogar até que uma artrose senil o impedisse?

 Infelizmente, alguns líderes não apenas deixam de partir com classe como ainda fazem tudo para sabotar seus sucessores. Eles fazem isso ao não se retirar no momento certo ou não passar a seus sucessores informações relevantes para que tenham sucesso. Aqueles que deixam a empresa enquanto ainda detém o controle, têm muito maior chance de deixar um legado duradouro do que aqueles que têm que ser carregados para fora.

 E saber sair de cena com classe é importante em todas as circunstâncias. Se você está muito exposto à mídia ou assediado demais por pessoas "interesseiras" como diria minha avó, talvez seja hora de sair de cena, aparecer menos, aprender os benefícios de uma maior privacidade. O mundo dos holofotes e a fogueira das vaidades tomam suas vítimas nos incautos que não têm a sabedoria de sair de cena na hora certa. Você mesmo deve conhecer alguns exemplos típicos dessa triste realidade.

 
Sabendo sair de cena na hora certa, você poderá até voltar ao mesmo "palco" mais tarde ou a outros palcos se desejar, mas não perca o timing de sair de cena, até para que sua volta seja desejada e aplaudida.

 
Analise bem e decida quando você deve sair de cena ou aposentar-se e, quando o tempo chegar, faça-o com classe.

  Pense nisso. Sucesso!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais