Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

A comunicação pelo trajar

a comuniacacao pelo vestir professor marins

 

A forma como uma pessoa se traja é um aspecto da comunicação não-verbal com forte significado social. E aqui, trajar ou vestir também inclui as coisas que as pessoas usam, como joias, gravatas, bolsas, óculos, etc. A roupa transmite pistas não verbais sobre a personalidade de uma pessoa, de seu conjunto de crenças e valores. O seu estilo de roupa e de adereços pode demonstrar sua cultura, forma de pensar, nível de confiança, interesses, idade, autoridade e até sua autoestima.


Um estilo de roupa pode enviar uma mensagem confusa. A aparência desleixada, cabelo desarrumado e roupas amassadas enviam a mensagem "Eu não me importo", o que pode ser visto como desrespeito ou mesmo ofensa por outras pessoas; enquanto que um vestuário adequado demonstra respeito e consideração. Assim, por exemplo, um vestido muito apertado com um decote ousado pode parecer atraente, mas também pode transmitir uma mensagem confusa sobre a pessoa num ambiente profissional. Uma recente pesquisa feita na Europa mostrou que 33% dos funcionários são contra a expressão de um “estilo pessoal” no local de trabalho e 64,2% dos funcionários acham que suas empresas deveriam ter uma política de vestir no trabalho para evitar abusos e constrangimentos.


Por isso mesmo, muitas empresas estão adotando um Código de Vestir (Dress Code) ou mesmo incentivando o uso de uniformes e fardamentos. “Desde que passamos a exigir o uso de uniformes sentimos que o clima da empresa melhorou. Ele faz com que as pessoas sintam-se iguais e evita muitos problemas e constrangimentos” declarou uma diretora de RH de uma empresa para quem desenvolvemos um Dress Code. O Código de Vestir oferece um guia seguro para a escolha adequada das roupas e adereços. Isso já existe em hospitais, laboratórios, centros de pesquisa, etc. e agora vem sendo adotado por empresas de todos os setores.


Você já pensou na importância do trajar no ambiente de trabalho? O que a sua forma de vestir está comunicando? É o que gostaria de comunicar?


Pense nisso. Sucesso!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais