Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Não dá mais pra fazer como sempre fizemos

nao-da-mais-praz-fazer-como-sempre-fizemos-professor-marins

 

Numa reunião de empresários e executivos discutíamos que o passo da mudança é tão grande que não sabemos mais o que fazer ou o que mudar. Mas uma coisa todos concordaram: Não dá mais pra fazer como sempre fizemos. Simplesmente não funciona mais! A verdade é que os caminhos que nos trouxeram até aqui, até mesmo com sucesso, não são do mesmo tipo e espécie dos que nos poderão conduzir daqui para a frente.


Até mesmo a forma de engajar pessoas, comprometer times, enfim liderar, mudou completamente, afirmaram eles. Isso sem falar nas mudanças geradas por novas tecnologias que nos tornam obsoletos com a mesma rapidez do ciclo de vida curto dos produtos.

 

Analisamos vários setores - varejo, energia, hotelaria, telecomunicações, bancos, alimentação, vestuário, veículos, indústria de transformação, saúde, educação e outros e em nenhum deles deixamos de enumerar mudanças radicais que ocorreram nos últimos anos e continuam a desafiar nossa capacidade de aprender e de mudar, de inovar e de buscar caminhos ainda não desbravados. Qualquer pessoa que fique sem se atualizar em seu campo de atividade se transformará num dinossauro em poucos meses, afirmaram. E essa verdade não é válida apenas para empresários ou dirigentes mas para qualquer pessoa. 

 

 

Além disso, o excesso de informação disponível exige de nós uma grande capacidade para selecionar onde investir nosso tempo para que frequentemos ambientes e troquemos experiências relevantes com pessoas que agreguem valor ao nosso conhecimento e não percamos um tempo precioso em relacionamentos que nada agregarão ao nosso futuro. A gestão pessoal de nosso tempo e prioridades se tornaram ainda mais importante.

 

Enfim, com tantos desafios; com perguntas tão complexas e com a total ausência de respostas prontas, só nos resta deixar qualquer zona de conforto e mergulhar nessa nova realidade em que a única certeza estável é a certeza de que tudo vai mudar e continuará mudando. E a conclusão óbvia a que chegamos é que a era do conhecimento e da incerteza realmente chegou! E chegou para todos!

 

Pense nisso. Sucesso!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais