Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

A crise e o vendedor de cachorro quente

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    Um homem vendia cachorro quente em frente a uma escola. Ele fazia isso há 30 anos. Ele não assistia televisão, e nem lia jornais, mas produzia e vendia o melhor cachorro quente da cidade e da região.

    Ele se preocupava com a divulgação do seu negócio e colocava cartazes pela cidade, oferecia o seu produto em voz alta e o povo comprava. As vendas foram aumentando e, cada vez mais ele comprava o melhor pão e a melhor salsicha. Foi necessário também adquirir um fogão maior para atender a quantidade de fregueses e o negócio prosperava.... Seu cachorro quente era o melhor de toda a região! Vencedor, ele conseguiu pagar uma boa escola a todos os filhos: um fez medicina, outro odontologia, outro veterinária, outro engenharia e sempre nas melhores faculdades do Brasil. O filho mais novo foi estudar economia também numa das melhores faculdades do país.

     Finalmente o filho já formado, voltou para casa e teve uma séria conversa com o pai:

     - “Pai , então você não ouve rádio? Você não vê televisão e não lê jornais? Há uma grande crise no mundo. A situação do nosso país é crítica. Está tudo ruim. O Brasil vai quebrar!”.

   Depois de ouvir as considerações do filho estudado, o pai pensou: bem , se meu filho estudou economia, lê jornais, vê televisão, então só pode estar com razão...

    Com medo da crise, o pai procurou um fornecedor de pão mais barato (e é claro pior) e começou a comprar salsicha mais barata (que era, também, a pior). Para economizar, parou de fazer os seus cartazes de propaganda na estrada. Abatido pela notícia da crise já não oferecia o seu produto em voz alta...

     Tomadas todas essas “providências” as vendas começaram a cair e foram caindo, caindo e chegaram a níveis insuportáveis e o negócio de cachorro quente do velho que antes gerava recursos até para fazer o filho estudar economia, quebrou.

    O pai triste, então falou para o filho.

     - “Você estava certo meu filho, nós estamos no meio de uma grande crise”. E comentou com os amigos:

     - “Bendita hora que eu fiz meu filho estudar economia. Ele me avisou da crise...".

     Nesta semana, pense nisso. Faça uma autocrítica do seu comportamento e visão empresarial frente à “crise”. 

     Pense nisso. Sucesso!

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