Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Competindo conosco mesmos

Recebi de um assinante de nossas mensagens “Motivação&Sucesso” um e-mail muito interessante em que ele afirma: mais importante do que competir com os outros, coisa que tem deixado as pessoas num nível de estresse intolerável, é, na verdade, que cada um de nós compita conosco mesmos.
A ideia dele é a de que devemos sim competir, mas conosco e não com os outros. Devemos fazer um esforço grande para sermos melhores a cada dia. Devemos não nos conformar com nossos pequenos erros ou defeitos. Devemos buscar o autoaperfeiçoamento todos os dias da vida. Isso é competir conosco mesmos. É não nos conformarmos com nossa preguiça ou falta de coragem em enfrentar a realidade como ela se apresenta diante de nós. Enquanto perdemos tempo competindo com os outros, ganhamos muito em competir conosco mesmos, pois só assim realmente seremos vencedores, seremos melhores a cada dia.
Quanta verdade eu vi nessa mensagem! Se todos os dias da vida nos preocuparmos em ser melhores, em corrigir um pequeno defeito, em aumentar uma virtude, com certeza seremos vencedores. Em vez de olhar para fora, olharmos para dentro de nós mesmos para ver no que podemos melhorar.
 Certa vez, escrevi um artigo dizendo que em vez de dizer “como fulano é irritante” deveríamos nos perguntar: “por que me irrito tanto com fulano?”, buscando a solução do problema em nós e não nos outros.
Mudar é um esforço contínuo, diário. Exige uma consciência crítica sobre nós mesmos. O nosso espelho deve ser algo que nos diga a verdade sobre nós e não nos engane todos os dias. Competindo conosco mesmos encontraremos o segredo para conviver com os outros sem competir.  
Pense nisso. Sucesso!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais